domingo, 27 de janeiro de 2013

Caixa de Pandora


 fala de Pandora que foi a primeira mulher a ser criada por Hefesto o deus do fogo, metais e metalurgia e Atena a deusa da guerra, sabedoria, justiça, e habilidade juntamente com outros deuses a mando de Zeus o deus mais poderoso criador de todos os outros.
A criação de Pandora foi uma punição aos homens pela ousadia do titã Prometeu de roubar do Monte Olimpo o segredo do fogo para dar aos homens. Assim Pandora foi criada recebendo de cada deus uma qualidade como graça, beleza, persuasão inteligência, paciência, meiguice, habilidade na dança e trabalhos manuais e também através de Hermes, que colocou em seu coração a traição e a mentira.
Ela foi feita á imagem e semelhança das deusas imortais, mas de natureza humana. Ela foi enviada a Epimeteu, irmão de Prometeu, como um presente, e mesmo ele sendo orientado por seu irmão para que não recebesse nenhum presente dos deuses ele não resistiu aos encantos de Pandora e tomou-a como esposa.
Ele tinha em seu poder uma caixa que os deuses havia lhe dado e que continha todos os males do mundo e assim avisou à mulher que não abrisse. Mas Pandora não resistiu à curiosidade, abriu-a e os males escaparam. Tentaram fecha-la, mas todos foram libertados afligindo os homens conservando um único bem, a esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário