sábado, 9 de março de 2013

Erisícton e sua fome



Erisícton era um rei da Tessália, rico e violento, que não temia nem reverenciava os deuses. Um dia Erisícton resolveu construir um castelo e para isso violou um bosque consagrado a Deméter, deusa da agricultura, derrubando todas as árvores. Contra todos os argumentos de seus criados, Erisicton pos-se a derrubar árvores consagradas à deusa e a golpear com o machado um imenso carvalho, árvore favorita da deusa. 
Do tronco ferido jorrava o sangue. Um dos criados tentou impedi-lo e teve a cabeça cortada em um único golpe. As dríades, divindades da floresta, também não conseguiram impedi-lo e correram a Deméter, exigindo justiça. Num ato de extrema indignação, Deméter recorreu a Éton que personificava a Fome, e a colocou no estômago de Erisicton, despertando-lhe um apetite devorador, que nada era capaz de apaziguar. Em poucos dias, Erisicton consumiu toda a comida disponível em seu palácio e gastou toda sua fortuna para comprar mais e mais. Desesperado, vendeu sua filha Mnestra como escrava, para comprar mais comida. Mnestra recorreu à ajuda de Poseidon que lhe concedeu o dom da metamorfose. 
Mnestra conseguiu escapar inúmeras vezes dos seus sucessivos proprietários, retornando sempre para junto de seu pai que precisava vendê-la em troca de comida. Mesmo assim, Erisicton não conseguiu saciar-se e emagreceu sem parar.Enlouquecido, Erisícton começou a comer os membros do próprio corpo e acabou devorando a si próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário